MORTE DO IMPERADOR CARLOS MAGNO


NOME:  Carolus Magnus (66 anos)
QUEM FOI: Foi sucessivamente rei dos Francos (de 771 a 814), rei dos Lombardos (a partir de 774), e ainda o primeiro Imperador do Sacro Império Romano (coroado em 25 de Dezembro do ano 800), restaurando assim o antigo Império Romano do Ocidente.  foi o filho mais velho de Pepino, o Breve, que foi o primeiro rei carolíngio, e de Berta de Laon
NASCIMENTO: c. 2 de abril de 747.
MORTE: 28 de janeiro de 814.
CAUSA DA MORTE: Fraqueza, depois de sofrer uma Pleurisia.
OBS: No inverno de 814, sofreu um ataque de pleurisia, mas recusou assistência médica e tratou de curar-se jejuando. Foi enfraquecendo gradualmente até morrer.


PLEUSISIA ou PLEURITE é uma inflamação das pleuras pulmonares (parietal e visceral) que pode ser seca ou com aumento do líquido pleural (derrame pleural). Caso este esteja infectado, é conhecido como empiema.A doença ocorre quando um agente, geralmente um vírus ou bactéria, irrita a pleura (a dupla membrana serosa que envolve os pulmões) causando uma inflamação. Existem dois tipos :  
  • pleurisia seca, quando não há uma quantidade anormal de fluido na cavidade pleural; 
  • pleurisia líquida, quando a inflamação é acompanhada de saída de liquido de dentro da cavidade pleural (derrame pleural).