MORTE DE REINHARD HEYDRICH


NOME: Reinhard Tristan Eugen Heydrich (38 anos) 
QUEM FOI: Oficial nazista, um dos líderes da SS durante o regime nacional-socialista na Alemanha e chegou a alcançar o posto de Coronel-General dentro da SS, a temida tropa de choque nazista. Reinhard liderou a RSHA (órgão do Partido Nazista que controlava as polícias, segurança alemãs e administração das mesmas no período de 1939, quando foi criada, até 1945) e foi por dois anos presidente da Interpol. Era conhecido pela alcunha Protektor, por ter assumido o cargo de protetor dos territórios da Boêmia e Morávia (nome pelo qual ficou conhecida a ex-Checoslováquia anexada pelos nazis em 1939), em 1941, quando Konstantin von Neurath se revelou incapaz de reprimir as manifestações dos patriotas checos. Os horrores que ali cometeu e o terror que infundiu às pessoas valeram-lhe um cognome: o Carniceiro de Praga. O termo "protektor" pode ser traduzido para o idioma português como sendo governador nomeado, ou administrador nomeado. Na juventude, ganhou reputação pela sua habilidade desportiva – era um exímio esgrimista – e musical, ao ponto de seus pais terem sonhado com a possibilidade de ver o jovem Reinhard tornar-se um violinista famoso. 
NASCIMENTO: 7 de março de 1904 - Halle an der Saale, Alemanha. 
MORTE: 4 de junho de 1942 - Praga, República Checa. 
CAUSA DA MORTE: Septicemia depois de ter um baço perfurado por explosão de uma granada. 
OBS: Na manhã de 27 de maio de 1942, Heydrich saiu no seu carro, acompanhado pelo seu motorista, para apanhar um avião até Berlim. Dois militares checos (Kubis e Gabcik) esperavam em uma curva para raticar um atentado. Gabcik utilizava uma pistola-metralhadora Sten de fabricação britânica, que deveria disparar contra o Mercedes-Benz do Protektor – mas a arma emperrou. Reagindo à falha da arma do companheiro, Kubis lançou uma bomba artesanal, atingindo o carro de Heydrich, e ferindo-o gravemente quando Heydrich saía do carro se arrastando. Com o impacto da explosão da granada, Heydrich teve o baço perfurado por estilhaços tendo mais tarde, devido à infecção, ficado com septicemia. Embora fosse socorrido imediatamente, morreu uma semana depois num hospital (a sua morte foi causada pela falta de penicilina, cuja fórmula os alemães desconheciam naquela época). No seu funeral, em Berlim, estava presente toda a cúpula do Terceiro Reich. 


SEPTICEMIA, também chamada de choque séptico, é uma infecção generalizada por todo o corpo causada por bactérias que infectam o sangue. É uma condição potencialmente fatal que afeta diretamente os pulmões, os rins e o coração.